MUNDO: O grito de liberdade de Malala Yousufzai.

11:57 Victor Collares 0 Comments


A menina Malala virou um símbolo de liberdade com apenas 11 anos, quando encontrou forças e resolveu lutar em defesa do seu direito de estudar, enfrentando com isso o grupo terrorista Talibã. Porém, na semana passada sua luta sofreu um duro golpe. Um homem entrou no ônibus onde ela viajava com outras estudantes e deu dois tiros na menina. Um no pescoço e o outro na cabeça de Malala e os tiros foram direcionados e certeiros. Assim que noticiado o grupo rebelde Talibã imediatamente assumiu a autoria do atentado. 

No ano de 2007, o Talibã dominou toda a região de Vale de Swat localizada ao norte do Paquistão, o grupo fundamentalista islâmico impôs a lei religiosa e a violência à toda a população. Fuzilamentos em vias públicas e corpos deixados no meio de praças viraram imagens e atos normais dos rebeldes pelas ruas da cidade. E como era de se esperar, as mulheres sofreram mais e sendo impedidas de exercer o seu direito ao estudo. Mas mesmo sob pressão e vendo as escolas para mulheres serem destruídas, Malala Yousafzai, resistiu e começou ali sua luta e seu grito por liberdade.


No ano de 2009 Malala começou a escrever um blog para a rede inglesa BBC, chamado meu Swat, onde relatava as coisas que aconteciam nas áreas de conflito de onde morava. No mesmo ano, o Talibã fechou a escola e em meio a toda a guerra,  o governo Paquistanês mandou o exército para a área lutar contra o grupo e após constantes ameaças, a família de Malala teve que fugir da cidade. Em 2011, Malala recebeu do primeiro ministro do país o prêmio nacional da paz pela coragem em incentivar outras garotas a frequentarem a escola. Após o atentado, Malala foi levada para o hospital do Reino Unido e ainda está em estado grave. O Talibã informou através de mensagens que caso Malala sobreviva eles tentariam matar não só ela, mas toda a sua família!

"Em todo o mundo, as meninas vão à escola sem problemas. Mas aqui nós temos muito medo. Medo do talibã. Eles podem nos matar. Jogar ácido nos nossos rostos. Podem fazer qualquer coisa com a gente. Eles não podem acabar com os meus estudos. Eu vou seguir estudando seja na escola, na minha casa ou em qualquer outro lugar" contou Malala ao Jornalista Adam Elick criador do documentário que retrata a sua luta.

Para Spinoza: "A liberdade possui um elemento de identificação com a natureza do "ser". Nesse sentido, ser livre significa agir de acordo com sua natureza."

Para Jean-Paul Sartre: "A liberdade é a condição ontológica do ser humano. O homem é antes de tudo livre. O homem é livre mesmo de uma essência particular, como não o são os objetos do mundo, as coisas. Livre a um ponto tal que pode ser considerado a brecha por onde o Nada encontra seu espaço na ontologia. O homem é nada antes de definir-se como algo, e é absolutamente livre para definir-se, engajar-se, encerrar-se, esgotar a si mesmo."

Para Carlos Bernardo González Pecotche: "A liberdade é prerrogativa natural do ser humano, já que nasce livre, embora não se dê conta até o momento em que sua consciência o faz experimentar a necessidade de exercê-la como único meio de realizar suas funções primordiais da vida e o objetivo que cada um deve atingir como ser racional e espiritual. Como princípio, assinala ao homem e lhe substancia sua posição dentro do mundo."

Confira abaixo o vídeo com a matéria do canal ABC falando do atentado sofrido por Malala:

 


Orações voltadas pra você, Deus vai ajudar e você vai poder voltar firme e forte a ser essa menina linda e determinada! O mundo precisa de você lutando por um direito, lutando por liberdade, lutando por vida! PRECISAMOS DE VOCÊ MALALA! FORÇA! S2

توجه الصلاة لكم، والله يساعدكم سوف تكون قادرة على العودة إلى أن يكون حازما وقويا وتحديد هذه الفتاة الجميلة! العالم يحتاج منك يقاتلون من أجل الحق، والقتال من أجل الحرية، يقاتلون من أجل الحياة! Malala التي تحتاج إليها! القوة!

Prayers directed to you, and God will help you will be able to return to be firm and strong and determined this beautiful girl! The world needs you fighting for a right, fighting for freedom, fighting for life! Malala YOU NEED! FORCE! S2


Prayers for Malala! S2





0 comentários :

Tecnologia do Blogger.