CRIO 2012: Rio de Janeiro recebe a 9º Edição do Festival Internacional de Criatividade.

04:22 Victor Collares 0 Comments

Está acontecendo aqui no Rio de Janeiro, no Pier Mauá na Zona Portuária da cidade a 9º edição do Festival Internacional de Criatividade, a CRIO. Em 2012 o Crio recebe o 9º Forum Mundial da Criatividade, encontro anual da Rede de Distritos da Criatividade (DC Network), e a 2ª Bienal Mundial da Criatividade, em torno do tema: Redesign e Transformação Urbana. Serão dois dias de palestras, workshops, feira de negócios e exposição onde você poderá encontrar com profissionais e pensadores da criatividade de todas as partes do mundo. 

(Foto: CRio Festival 2012)

Criado na Bélgica e em sua nona edição, o Fórum faz parte do calendário da Rede de Distritos de Criatividade (DC Network), da qual o Rio de Janeiro participa desde 2010. Serão dois dias (22 e 23 de novembro) de palestras e workshops, feira de negócios e exposição, com profissionais e pensadores da criatividade como Winy Maas, Luis Alonso, Victor Van Der Chijs, Thomas Schwara , Nizan Guanaes e Arnoud Raskin.

Com o objetivo de propor a co-criação de soluções para as cidades, o CRio Redes reúne pessoas, redes, grupos, criativos, empresas e gestores públicos em busca do urbanismo colaborativo. Nos dias 22 e 23, você pode escolher um tema ou grupo, informando também os seus conhecimentos, além de ser inserido em um Banco de Possibilidades que garantirá a continuidade do projeto após o evento. Nos dias 24 e 25, começa a co-criação. Você pode escolher entre 4 atividades: Colaboração direta, desenvolver ou compartilhar ferramentas, ideias, projetos e soluções e criações artísticas.

(Foto: CRio Festival 2012)

Com artistas vindo do Brasil, Bélgica, EUA, Alemanha, Finlândia, Escócia, México, Itália e África do Sul, a 2ª Bienal Mundial da Criatividade traz intervenções, obras e instalações para o Rio de Janeiro. O evento começou em 2010 em Oklahoma e terá curadoria de Liana Brazil, fundadora da SuperUber, agência criativa que trabalha na interseção entre arte, tecnologia, arquitetura e design. A Bienal ficará aberta gratuitamente ao público no período de 21 a 25 de novembro.

O Sistema FIRJAN por meio do SENAI Moda Design, traz ao Festival Internacional de Criatividade do Rio de Janeiro - CRio, a 6ª edição do RIO DESIGN INDÚSTRIA. O RDI apresenta designers, indústrias e instituições, com energia para transformar através do DESIGN, unidos por características únicas que representam a nossa cidade.

(Foto: CRio Festival 2012)

E nesta sexta-feira, 23, o Garotos Descolados foi conferir esse super evento que como nós promove a criatividade. Chegamos e de cara conferimos enormes obras de arte realmente surpreendentes. A primeira que logo me chamou a atenção se chama "Clustering" que são enormes círculos de almofadas  vermelhas unidos um ao outro para que as pessoas se locomovam juntas e se divirtam com a brincadeira. A brincadeira pode ser feita com seus amigos ou até mesmo com estranhos, e se divertir com estranhos é a dica que dou para que a proposta do autor da obra seja cumprida e que a bricadeira fique mais gostosa.

(Foto: CRio Festival 2012)

Outra obra que destaco é o "Blind Smell Stick" ou "A Vara do Cheiro Cego" criado pelo artista belga Peter De Cupere, com a finalidade de explorar os cheiros da cidade, meio ambiente ou qualquer outro local apenas andando e cheirando com o "Blind Smell Stick". No stand do produto você pode brincar e sentir os diferentes odores que saem por pequenos buracos localizados por todo o stand, do chão ás paredes. 

(O belga Peter Du Cupere usando sua invenção no Pão de Açucar no Rio de Janeiro)

Nos salões do evento ainda podemos conferir obras que desmaterializam o corpo humano através de uma foto, um mini-salão com breu total que a ao ser percorrido você consegue ver alguma luz que é refletida de fora do local, mas tem que ser esperto para descobri, o brilhante artista consegue realmente nos intrigar com isso. Além de obras que transformam fotos da cidade em quadros e os transformam em uma imagem 4D através de um app para Iphone/Ipad criado pela artista. 

Uma obra que também nos chama atenção assim que entramos nos salões do Pier é um enorme "casaco" que possui a forma do coração humano, podemos ver fotos do artista usado sua obra. Bem no meio do "casaco" vermelho vemos uma saída de som onde ouvimos os sons das batidas do coração humano. Em alguns stands podemos conhecer projetos como o Rio Criativo, pude conversar com o Chefe Executivo do projeto e me apaixonei (para conhecer o projeto Rio Criativo acesse: site do projeto), além disso vamos falar desse projeto aqui no blog esses dias. 

(Foto: CRio Festival 2012)

Tem um stand onde conhecemos melhor a Bélgica, país criador do festival, especificamente, Flanders. Conheci a arquitetura, a cultura do lugar, conheci as línguas oficiais dentre outras coisas, achei incrível e ainda ganhei umas balinhas de sabores diversos que me intrigara e estou até agora tentando descobrir do que são feitas.

Uma das coisas mais legais da CRIO é o espaço exterior onde podemos sentar em cadeiras de praia com guarda-sol e conversar olhando a incrível paisagem carioca que o Pier Mauá nos proporciona. Então fica a dica do GDBoss aqui para vocês Garotos Descolados, O Festival Internacional de Criatividade começou no último dia 21/11 e vai até o dia 25/11 (Domingo). Palestras, Workshops, Exposições, debates e muito mais poderão ser conferidos, e a entrada é franca.


Até mais GD's!!!




0 comentários :

Tecnologia do Blogger.