BIstrô: uma forma chic e aconchegante de degustar os prazeres da culinária.

11:36 Victor Collares 0 Comments

Depois que o carioca adotou a boa e velha cerveja artesanal como uma das suas bebidas preferidas, agora foi a vez da culinária ganhar gosto dos moradores da Cidade Maravilhosa. Os Bistrôs, pequenos restaurantes onde o cliente degusta pratos de variados gostos e culturas, vem ganhando espaço na cidade a alguns anos, e parece que em pouco tempo será uma rotina. O que antes era quase que exclusivo para as classes com poder aquisitivo maior, hoje vemos pessoas de todas as classes, profissões, estudantes, amantes de uma boa culinária e curiosos lotando essas casas que tem sempre uma ar charmoso e acolhedor.

(Foto: Zazá Bistrô em Ipanema)

A palavra "bistrô" tem origem francesa, embora exista uma lenda afirmando que ela seja de origem russa. Entretanto, a verdadeira origem da palavra é desconhecida, tendo sido usada para denominar os proprietários de pequenos comércios de vinho; posteriormente, a palavra passou a nomear o estabelecimento em si. Acredita-se que se tornaram populares durante a Segunda Guerra Mundial, pois quando os homens iam para a guerra, as mulheres muitas tinham que trabalhar de alguma forma para conseguir complementar sua renda ou se sustentar, e com isso abriam suas casas para o público, vendendo refeições caseiras para o público pagante.

(Foto Bistrô Ouvidor - Centro)

Aqui na Cidade do Rio de Janeiro, os bistrôs são vistos com mais frequência em bairros como Tijuca, Ipanema, Leblon e Centro, pois são lugares onde o público alvo dos donos desses verdadeiros atelliers gastronômicos moram ou trabalham, e também pelo fato de serem os bairros onde moram a digamos "Elite Carioca". Os bistrôs, focam na degustação dos alimentos, em pratos bem ornamentados e apresentados de acordo com o estabelecimento. Por exemplo, encontramos alguns na cidade que você parece voltar aos anos 50, ou estar em um verdadeiro templo Chinês, aqui na cidade tem um onde você encontra em um mesmo bistrô comidas brasileira, mexicana e árabe, realmente incrível. 

Fiz uma listinha com os Bistrôs que eu mais curti aqui no Rio de Janeiro, particularmente eu sou um fã de culinária e desse tipo de restaurante, acho que é o ambiente, o cardápio, as pessoas, sem contar o atendimento que é sempre excelente. É uma boa pedida na hora de um jantarzinho a dois, ou então para um momento de descontração com a família e amigos.

Bistrôs cariocas que vocês precisam conhecer:

Bistrô Ouvidor

Endereço: Rua do Ouvidor, 52 - Centro - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2509-5883
Horário de Funcionamento: Seg-Sex 11:00-17:00Sáb 11:00-15:00


Zazá Bistrô

Endereço: R. Joana Angélica, 40 - Ipanema - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2247-9101 / 2247-9102
Horário de Funcionamento: Segunda à Quinta das 19h30 à 0h30; Sexta das 12h30 à 1h30; Sábado das 13h30 à 1h30; Domingo das 12h20 às 18h.


Sawasdee Bistrô

Endereço: Rua Dias Ferreira, 571- Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3322-2150 / 3322-0710
Horário de Funcionamento: Sob Consulta 


Sebastiana Bistrô

Endereço: Rua Mena Barreto, 4 - Botafogo - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2542-0799
Horário de Funcionamento:
Seg a Sex das 09hs até as 16hs; Sábados das 09hs até as 17hs
Espero que vocês tenham gostado da dica gastronômica de hoje Garotos Descolados, frequentar bistrôs já é um habito que criei e um dos meus programas favoritos, além disso, nosso Rio de Janeiro é tão lindo e cheio de coisas ótimas e lugares fantásticos que merecem ser compartilhados.

Até mais GD's!!!



0 comentários :

Tecnologia do Blogger.