Anabolizantes e Esteróides: Uso, perigos e consequências.

02:02 Victor Collares 2 Comments

*Por Gabriel Velasco

Prometo não ser clichê e nem falar tudo que você já sabe ou acha que sabe sobre os anabolizantes, quero levar um papo mais aberto e falar a verdade. 


Antes de começar a falar dos famosos ‘anabolizantes’ uma pequena aulinha sobre nosso corpo. Metabolismo é o conjunto de processos que as substâncias químicas fazem no nosso corpo, dividido em quebra de moléculas complexas (comida) em simples o catabolismo; e em fabricação de moléculas complexas a partir das simples que foram quebradas antes o anabolismo. Os seres vivos tem uma característica, que os diferencia dos seres não vivos, chamada homeostase que é um equilíbrio que não é um ponto, e sim uma faixa de valores (por exemplo: A temperatura dos seres humanos, normalmente, é cerca de 36,5°C podendo variar entre 35,5 a 37°C) e através de vários processos os seres vivos são capazes de, se por ventura saírem desse equilíbrio, voltar para a faixa normal. Com o Metabolismo não é diferente. Se há mais quebra (mais catabolismo) o corpo perde massa, se há mais fabricação (mais anabolismo) o corpo ganha massa. 

A lógica é simples, hormônios esteroides anabólicos ou anabolizantes, como o nome já diz, são hormônios que disparam os mecanismos do anabolismo e fazem o corpo crescer, repare que eu disse o corpo e não os músculos. 

Por que usar anabolizantes faz os músculos crescerem? 
A época saudável onde naturalmente os níveis de esteroides no corpo do ser humano aumentam é a puberdade, época em que meninas e meninos viram mulheres e homens. Como os anabolizantes são no geral hormônios sexuais masculinos eles provocam no corpo os efeitos que se tem na puberdade masculina, dentre elas, o aumento de massa muscular. 

Por que ele tem efeitos colaterais? 
A matemática é simples, qualquer coisa que você colocar no seu corpo vai tirar ele do equilíbrio e ele vai precisar voltar ao equilíbrio; esses processos para voltar incluem os efeitos colaterais e adversos. Mesmo que o anabolizante seja aplicado localmente, a ação dele é sistêmica, ou seja, não é local, é geral. E ele vai provocar todos os efeitos que o hormônio normalmente provocaria e não apenas aquele que você deseja. 

Existe algum médico que prescreva anabolizantes? 
Sim, em casos bastante específicos como anorexia grave, AIDS, câncer, e em terapias que precisam de reposição hormonal. Nenhum médico em sua sã consciência vai prescrever anabolizantes para alguém que só quer ficar forte. 

Usar anabolizantes pode me deixar doente? 
Sim. É provado cientificamente que o aumento de hormônios sexuais de forma não natural desregula mecanismos de defesa do corpo, ou seja, doenças infecciosas como HIV, Hepatite e até Gripe ficam mais fáceis de serem contraídas (além do fato de seringas não descartáveis serem um agente transmissor de muitas doenças). Mas os piores e mais comuns problemas são relacionados à eliminação deles do corpo. Esses hormônios são oleosos e não se dissolvem em água, portanto em sua eliminação do corpo nosso fígado trabalha muito e muitos (principalmente os de uso oral) são hepatotóxicos, ou seja, fazem mal (e muito mal) ao fígado. O acúmulo desse material no organismo é agente acelerador de câncer e pode alterar a pressão arterial normal. 

E quais são os efeitos colaterais? 
Não há como impedir que ocorram alterações nos níveis de colesterol, aparecimento de espinhas (lembra? Puberdade...) e hepatotoxicidade. Aumento da agressividade e transtornos de comportamento. 

Privilégio dos homens a chamada ginecomastia (desenvolvimento de seios; uma vez que o corpo aumenta os níveis de estrogênio para compensar o aumento de testosterona), desempenho sexual baixo ou até infertilidade (o motivo é simples, quem produz hormônios sexuais são os órgãos sexuais, se seu corpo tem um monte desse tipo de hormônio sobrando, o nosso corpo simplesmente para de produzir e consequentemente os órgãos que fazem isso atrofiam). Nas mulheres ocorre crescimento de pelos no corpo, engrossamento da voz e ciclos menstruais desregulados. Outros secundários incluem dor nos ossos (causado pelo crescimento dos ossos longos), aumento dos pelos púbicos, calvície e crescimento de barba. 

É possível usar anabolizantes de forma saudável? 
Com um acompanhamento médico rigoroso, dietas específicas e uso de diversos medicamentos, sim. É possível usar e sem efeitos colaterais graves. Acontece que no Brasil não há terapia medicinal para ganho de massa muscular, mais uma vez, se você conhece algum médico que prescreve anabolizantes pra alguém ganhar massa esse cara está cometendo um crime no nosso país. De forma geral, uma pessoa não vai morrer por usar anabolizantes de forma certa, vai “só ter alguns probleminhas”... Difícil é saber a forma certa se baseando em informações de dosagem e como usar na internet ou porque outra pessoa da academia recomendou. 

Posso usar anabolizantes veterinários? 
Pode. Você pode até usar chumbinho se quiser, só tem que encarar as consequências. Veja bem, se você tomar muita Aspirina isso vai te fazer mal, imagina se você tomar anabolizante de cavalo. Não caia nessa. Ainda que seja mais fácil comprar produtos veterinários do que os produtos médicos, é preferível que você faça com produtos que foram fabricados para humanos. A menos que você seja um jegue, aí use produtos pra jegues. 

Existe alguma lei que proíba o uso de anabolizantes? 
Diversas, e o privilégio não é brasileiro. Na maioria dos países anabolizantes são proibidos. Nos Estados Unidos (se você já está pensando em comprar pela internet) a venda é regulamentada, ou seja, precisa de receita médica; aqui no Brasil só são vendidos legalmente anabolizantes com receituário médico especial e indicação clínica específica. Mas atenção, importar esse tipo de remédio, assim como distribuir ou até mesmo comprar eles por meios ilegais é tráfico de drogas, então fica esperto. Além disso, ensinar alguém a usar, aplicar sem ser habilitado para isso (sem ser um médico, no caso) pode fazer você ser acusado por imperícia médica, além de tráfico e até tentativa de homicídio (em casos onde a outra pessoa corra risco de morte) e caso a pessoa seja um médico habilitado pode ser processado por imprudência e perder o registro no Conselho de Medicina. 


Apesar de tudo isso eu quero e vou usar anabolizantes, como eu faço?
Bom, já expliquei que conseguir comprar eles aqui é ilegal. Se mesmo assim você quer comprar aí fica por sua conta a forma de conseguir isso. Mas te dou uma dica: procure um médico, de preferência um endocrinologista, chega pra ele e fala a verdade. “Dr. Vou usar tal anabolizante, o que o senhor me diz?”, depois da lição de moral inicial que ele vai te dar, provavelmente o médico vai te dizer que efeitos colaterais você vai ter e como lidar com eles. Caso você sinta qualquer efeito colateral indesejado, PROCURE IMEDIATAMENTE UM MÉDICO, e não o manezão que já usou e saca tudo sobre isso. 

É muito importante não se começar qualquer medicação com doses altas, mesmo que outra pessoa tenha usado aquele mesmo remédio e tenha saído tudo bem, VOCÊ pode ser alérgico, ou pode não tolerar alguma das substâncias e pode se ferrar. Comece devagar e sinta o seu corpo e em caso de problemas PROCURE UM MÉDICO. 

Não comece ‘os ciclos’ se você não estiver completamente saudável e confiante. Estar doente pode fazer com que a doença pré-existente se agrave, e seu estado psicológico pode fazer com que o uso seja indiscriminado e negligente, além de seu estado emocional ser diretamente afetado pelos hormônios. 

Se for anabolizante injetável, USE UMA SERINGA QUE VOCÊ MESMO COMPROU, nunca use seringa de outra pessoa! E principalmente, seringas descartáveis. 

TOME MUITO LÍQUIDO E NÃO CONSUMA ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, e não use Creatina nem suplementos hepatotóxicos, proteja seu fígado o máximo que você pode. 

Se ficar doente, por qualquer coisa, seja um resfriado que for, informe ao médico que te atender a medicação que você está tomando, não tenha vergonha das coisas que você faz, assuma. Muitos medicamentos comuns podem ter interações com esses hormônios que causem consequências mais graves, é importante o médico saber disso na hora de te indicar o tratamento. 

Lembre-se, pra ter um corpo bonito é preciso ser saudável, antes de qualquer coisa. 

Tá cara, desisti de usar anabolizantes, o que eu faço? 
É possível atingir os mesmos efeitos dos anabolizantes, sem usar eles. Tudo que é preciso é um pouco mais de dedicação e paciência (os resultados ao invés de virem em três meses, vêm em um ano, por exemplo). Procure um nutricionista, um personal trainer e se quiser faça acompanhamento com um médico especializado em fisiologia. Eles vão saber direitinho o que você precisa comer, e que exercícios precisa fazer para ganhar massa mais rápido.

Até a próxima!



2 comentários :

  1. Uso anabolizantes e nem tenho problemas com isso

    ResponderExcluir
  2. Agora pode estar fazendo um efeito ótimo, mas espere o passar dos anos para vc ver o quanto isso irá prejudicar sua saúde e seu corpo!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.