Intercâmbio, ótimo jeito de conhecer novos povos e culturas.

04:22 Victor Collares 0 Comments

Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa é ganhar conhecimento, seja em relação a didática ou em relação a cultura, o conhecimento faz com que cresçamos como pessoa e isso não tem preço. Conhecer novos povos, línguas, estilos, quebrar barreiras e preconceitos, isso une o mundo. E se tem uma forma que na minha opinião é a mais incrível para se obter esse conhecimento é fazer um intercâmbio.


Para explicar de forma mais simples o intercâmbio é a realização de uma viagem ao exterior com o objetivo de conhecer os costumes, tradições, tecnologias, culturas e o idioma de um país estrangeiro, ficando hospedado na casa de uma pessoa nativa daquele local. O estudante geralmente não conhece a pessoa com quem vai se hospedar e também não fala o mesmo idioma que ela. Dentre os diversos tipos de intercâmbio os principais são Au Pair (ir a trabalho no exterior), Intercâmbio Teen (Intercâmbio para adolescentes), Intercâmbios de Trabalho voluntário, Intercâmbio para estudos como High School (estudo do colegial no exterior e estágios).

(Foto da escola British Study)

Sem contar que você estará a todo o momento praticando o idioma e se relacionando com outros povos o que é muito bom. Fazendo um intercâmbio além do estudo ou trabalho você tem a oportunidade de conhecer lugares incríveis como Roma, Paris, Praga, Dublin, Malta....imagina que legal você estar sentado na beirada da Fontana de Trevi e no dia seguinte comer um bom chocolate em alguma fábrica Suiça. 

Mas acho que nada melhor para falar dessa maravilhosa experiência que pessoas que estejam fazendo intercâmbio, confira o depoimento de dois Garotos Descolados que estão nesse momento conhecendo um novo mundo:

O primeiro é o Yago Vieira que atualmente mora na Inglaterra:

"Desde que resolvi morar na Inglaterra, percebi que seria uma experiência fantástica pra mim, já que sempre foi um sonho conhecer e vivenciar a cultura inglesa. Principalmente por Londres ser uma mistura de pessoas, lugares e acontecimentos incríveis, coisas que vou levar pra sempre. É bom ter a oportunidade de fazer um intercâmbio pra me preparar pra vida profissional e aperfeiçoar uma segunda língua, como o inglês, o que conta muito para o currículo. Além disso, existe muita diversão e viagens. Morando aqui no U.K., eu tive a chance de visitar países como Holanda, Turquia, Itália e conhecer lugares que eu sempre via em filmes e livros, como o Coliseu e o Big Ben. 

(Yago Vieira em viagem durante seu intercâmbio na Europa)

Apesar de ser uma ótima experiência, a vida de intercambista tem muitos problemas e desafios. Ter responsabilidade é uma obrigação no exterior, ter que cuidar de você mesmo e estar longe da sua família, seus amigos e seu país não é muito fácil. Ou seja, a saudade bate forte no início, mas depois você vai se acostumando, o que torna tudo ainda mais prazeroso, ter a sensação de liberdade e desafios é ótimo pra pessoas que gostam de aventura. O intercambista tem que pensar muito sobre o efeito atitude-consequência, porque aqui é tudo por sua responsabilidade. E uma regra: cuidar do seu passaporte como fosse sua vida em suas viagens, existem muitos brasileiros que o perdem. Aqui você conhece muitas pessoas interessantes, pessoas de estilo a cada esquina em cada rua, faz amigos maravilhosos. É praticamente um outro mundo, com pessoas de mente mais aberta e que estão compartilhando da mesma experiência, você nunca estará sozinho.

(Yago Vieira durante seu intercâmbio na Europa)

Depois que você cria laços com pessoas e se acostuma com o lugar, vem a parte difícil, que é voltar pro Brasil. O que chega a ser irônico, já que a primeira atitude quando se chega no aeroporto daqui é pensar consigo mesmo quanta falta você sente do seu país. As emoções são muito mais intensas e você presencia novos sentimentos, nada como o feeling de chegar em Londres e sentir uma felicidade inexplicável, talvez nunca sentida na vida. Um sonho sendo realizado. Acho que todos deveriam ter a oportunidade de fazer um intercâmbio, porque além de te proporcionar lições de vida e experiências, com certeza são os melhores meses da sua vida, inesquecíveis."


O segundo Garoto Descolados que deu seu depoimento para o site é o publicitário Phill Joannes que hoje se encontra em Milão:

(Phill Joannes durante seu intercâmbio ao lado de sua amiga Anna Lozhkina)

"A resposta é muito clichê mas é verdadeira. Fazer um intercâmbio abre a mente e amplia a concepção de mundo. Claro que depende muito de quem esta se dispondo, para mim tem sido uma jornada fantástica pois, além de conhecer outras sociedades e culturas, também tenho me conhecido mais e mais.

E também uma serie de fatores ajudam nisso, como a disposição para se permitir receber todos esses conhecimentos, ter a mente aberta e sem julgamento algum, estar preparado para ficar longe de casa e das pessoas que ama, do contrario, você vive uma experiência pela metade. Procure também conhecer bem o lugar para onde vai assim como a agência, pois isso pode prejudicar tudo. Estou amando de verdade!"


É sempre bom ao começar a planejar uma viagem, escutar a opinião de pessoas que já vivenciaram ou que estão vivenciando pois poderão dar dicas incríveis de lugares pra se divertir, dicas de hospedagem, alimentação dentre outros. Mas pesquisando em sites encontrei o da Agent World, onde você confere as principais dicas para seguir na hora em que for planejar um intercâmbio, confira abaixo:

1- Pense e pesquisar o que gostaria de fazer no seu intercâmbio. Se deseja estudar, se deseja poder trabalhar no período de estudo, se deseja praticar esportes dos mais variados tipos...

2- Conte a sua agência um pouquinho sobre você, idade, carreira, hobbies... 

3- Pense e planeje o período do qual gostaria de estudar no exterior. Esta questão está bem ligada com relação ao seu conhecimento do idioma. 

4- Pesquise sobre o país de destino, qual o clima, quando são as férias escolares, sobre qual cidade gostaria de estudar, atrações turísticas, cultura do povo que lá se encontram e tudo mais que puder aprender sobre o destino do seu intercâmbio. 

5-Pergunte ao seu agente informações sobre o curso e escola que irá estudar tais como localização, numero de salas, se possue internet gratuita, a quantos anos está no mercado...

6- Dúvida na escolha do destino é normal, por isso, converse com pessoas que te conhecem e sabem o que você gosta para ajudar na decisão. 

7- Solicite o SEGURO VIAGEM. Muitos países obrigam o estudante a comprar o seguro do governo no pacote como requisição do visto consular, mas o recomendado seria um seguro viagem internacional e o seguro saúde.

8- Pergunte sempre a amigos e conhecidos que já vivenciaram essa experiência como foi, pois assim você fica bem mais informado e se sente mais seguro quanto a agência, destino e toma a decisão certa,

Mas a dica mais importante de todas: SEMPRE PESQUISE A FUNDO A AGÊNCIA PELA QUAL VOCÊ IRA FAZER O INTERCÂMBIO, FAÇA UMA BUSCA COMPLETA SOBRE A EMPRESA.

Bom Garotos Descolados, eu espero que vocês tenham gostado da dica de hoje e que em um futuro próximo vocês tenham a oportunidade de conhecer uma nova cultura e possam vivenciar algo que fará com que vocês cresçam como pessoa e como profissional. Viver o novo é ter a mente aberta para o mundo, o que faz com que sejamos mais e mais felizes e tenhamos um futuro bem promissor.

Até mais!!!



0 comentários :

Tecnologia do Blogger.