Seriam os personagens, as maiores vítimas dos vilões da moda?

20:16 Victor Collares 0 Comments


Onde está a verdadeira moda? Onde estão os nossos ótimos estilistas? Onde foram parar as incríveis equipes que viravam dias e noites trabalhando duro e dando ao mundo coleções lindas e tendências vivas, inovadoras e criativas? Essa são algumas das muitas perguntas que me faço a respeito do mundo fashion pós anos 2000.


Muitos diziam que o mundo acabaria em 2000, e acho que eles não estavama nada errados se levarmos em conta tudo o que vem acontecendo com o mundo da moda nos últimos 15 anos. Marcas faliram, estilistas foram presos ou cometeram suicidio, modelos morreram e equipes foram desfeitas e parece que esse "tempo fechado" pelo qual a moda atual passa, não irá embora tão cedo. Você pode achar que estou exagerando, mas vão entender. 

A Moda sempre foi usada como arma de expressão, protestos e gritos por liberdade, mesmo sendo um mundo muito autoritario e cruel, por conta de cultos a magreza excessiva e belezas que não existem no mundo real. Com o passar dos anos, vimos a criatividade e a verdadeira sensibilidade, irem embora das passarelas. 

Hoje mais cedo lendo umas matérias sobre tênis, vi que noticiaram a nova parceria da Vans com a Disney e só me veio a cabeça, "Até quando Senhor!". Pode parecer meio chato, mas o amigo aqui não está sendo do contra, por que como muitos sabem, sou um fã número 1 do Mickey e sua turma, o problema está no fato desse mundo mágico estar se tronando a base de sustento de marcas que usam seu nome e personagens, para vender e evitar ter sua história acabada por conta de uma falência.

O mesmo acontece com nomes como Hanna Barbera, Marvel, DC Comics e Looney Tones, que viraram o "fermento" desse bolo, e a frase "Queremos uma cara jovem e moderna", é usada para justificar a parceria e mostra-se ser a resposta perfeita para falta de criatividade, empennho e dedicação por parte das equipes de criação! 

Tanto grifes como Moschino, que vem mostrando uma série de desfiles iguais em todas as temporadas de moda a uns 3 anos, como Fast-Fashions do tipo C&A e Forever 21, todas se venderam ao mundo dos quadrinhos e personagens. Sabe, a idéia de inserir desenhos que lembram a nossa infância e que cairam no gosto popular é algo muito legal, eu mesmo tenho várias camisetas e moletons de personagens, meu favorito é um casaco vermelho com símbolo do Flash e uma camiseta com o Mickey Mouse mandando dedo pra câmera. Acho que anos atrás quando essa idéia foi usada em coleções especiais e assinadas foi algo, digamos assim, revolucionário e divertido. Hoje em dia não passa de "cartana manga".


Recentemente os Cavaleiros do Zodíaco, famosa série de TV, virou objeto para uma grife. Particularmente isso já não era sem tempo, se formos levar em conta que as coleções dessa marca vinham caindo de nível drasticamente! E sabe, acho que vivemos em um mundo tão cheio de inspirações e idéias e temos um planeta terra com bilhões de pessoas cheias de talento e criatividade que poderiam muito bem ajudar a fazer com que a revolução fashion voltasse a brilhar e mostrar vida e sinceridade. 

As marcas deveriam para de querer apenas "nomes" para suas equipes defeituosas, e começar a visitar as muitas faculdades de moda que existem, para poder ver o grande número de pessoas talentosas e cheias de vontade de trabalhar que lá existem. Empresários, entendam, quando você dá a oportunide que alguém precisa, você não está só ajudando uma pessoa, mas ajudando várias, inclusive sua própria empresa a crescer e a inovar. Ao invés de apenas olhar os lucros de vendas de peças "sem vida", que tal fazer como Tony Starks que usou as idéias de seu pai como inspiração para inovar, e com o passar dos anos foi criando sua própria base, que no futuro será inspiração para novos talentos que poderão criar as suas próprias identidades. 

E como diria a incrível Edna Mode: NADA DE CAPAS!

0 comentários :

Tecnologia do Blogger.