Viviane, liberdade e vida para abrir os olhos da sociedade!

14:13 Victor Collares 0 Comments


A grande discussão que toma as redes sociais hoje diz respeito da foto de Viviane Beleboni, onde ela aparece crucificada em cima de um trio elétrico durante a Parada Gay de São Paulo, no último domingo. Eu queria entender o motivo das pessoas acharem que aquele ato foi algum tipo de ofensa. A foto é linda e mostra o livre direito a manifestação: essa é uma das imagens mais verdadeiras e simbólicas que o mundo já viu Um protesto limpo, sem apelações e com destino certo!


Me choca ler comentários como "Que desrespeito, ela será castigada pelo senhor" ou "Desrespeita a fé e depois não sabe por que morre mutilada". Me causa espanto maior saber que frases como essas são ditas por pessoas que supostamente pregam o amor de Deus dentro de suas igrejas! A foto que roda o mundo hoje é a imagem de um ser humano que ainda tenta ser livre e, mesmo assim, luta pela liberdade de pessoas que como ela, ficam cada dia mais sem voz dentro de uma sociedade machista, hipócrita e corrupta como a brasileira. Viviane está ali crucificada, fazendo o mundo lembrar das muitas mães trans, amigas trans, namoradas trans, filhas trans, travestis, gays e lésbicas, que morrem todos os dias nas mãos de intolerantes. 

Se formos ver com olhares críticos e maldosos como a maioria faz, nunca vamos ter uma sociedade evoluída. Devemos usar a sinceridade do nosso olhar e encontrar a piedade onde há. É preciso analisar o motivo do protesto e a forma de pensar do manifestante. A crítica negativa, a ignorância e as palavras agressivas seguidas de atos nojentos é fruto de um revolta dos supostos religiosos que sentiram-se ofendidos somente por que ela usou a crucificação para abrir os olhos da sociedade. "Supostos religiosos" pelo simples fato das palavras proferidas por eles em nada corresponderem a qualquer pregação religiosa. É ódio. Pra mim, Viviane está ali dando a sua releitura de uma imagem forte e representativa. Ela mostra que apesar do mundo ser um lugar intolerante, todos "somos Jesus" e, logo, filhos de Deus! E se o coleguinha falar que acha um absurdo é porque ou não entendeu, ou porque ele quer fingir que não entendeu essa arte linda feita por ela! 

Todos os dias gays, lésbicas, travestis e transexuais morrem apenas por quererem ser livres e propagar o amor. Morrem por querer ser aquilo que querem ser. Morrem pelo ódio do outro, muitas vezes um desconhecido. Todos os dias, LGBTs são condenados à crucificação da mesma forma que Jesus foi por Pôncios Pilatos. E mais: se tiverem coragem e estômago para pesquisar no Google, fotos de LGBTs assassinados, perceberão de forma dilacertante que esses crimes sempre chegam acompanhados das mais odiosas formas de execução. Reflita: Jesus, mesmo sendo assassinado, não sofreu 1% do que LGBTs sofrem no mundo todo!

Acho que toda forma de manifestação é válida e deve ser feita com harmonia e respeito para com o próximo. Vi pessoas falando sobre enfiar cruz no aparelho excretor, manifestantes quebrando imagens santas, e eu mesmo comentei que achava um absurdo pois além de ser desrespeitoso para com o próximo é o mesmo que se rebaixar ao nível de pessoas que não merecem nosso tempo. Porém, diferente de pessoas radicais, Viviane fez um protesto livre e com um nível de respeito exemplar, se tornando um exemplo de dignidade e responsabilidade! Tenho certeza de que assim como seus amigos homossexuais que hoje estão no céu abençoando Viviane e suas famílias, nós LGBT's estamos muito orgulhosos porque ela teve a cara e a coragem que muitos não têm de estufar o peito e gritar pelo seu direito de viver livre e da forma que acha melhor!

Nós, cidadãos e cidadãs gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais temos de nos unir em prol de um mundo melhor. Precisamos dos heterossexuais nessa luta conosco também, claro! E precisamos pautar nossas reivindicações! É preciso por a cara na rua e gritar que nós somos vida e que merecemos reconhecimento. É necessário gritar para que leis que criminalizam a homofobia sejam criadas! Precisamos gritar para que crianças não morram nas ruas e orfanatos apenas por que uns poucos grupos fanáticos acham absurda adoção por LGBTs. O mundo está muito, mas muito arisco e perverso, e cada pessoa que luta por um sol mais bonito e um sorriso sincero de liberdade tem de ser apoiada e não repreendida! Hoje foi a vez da Viviane por a cara na rua reivindicando esse sol e esse sorriso. Vamos parar com essa hipocrisia e, ao invés de falar besteira, vamos dar as mãos à ela e caminhar juntos para que nosso próximo grito seja o de vitória. Vitória da liberdade, vitória da tolerância, da solidariedade e, sobretudo, do respeito! Por um mundo livre para se viver!

#VivianeMeRepresenta

0 comentários :

Tecnologia do Blogger.