Os curtas do cinema nacional, meu novo vício.

23:43 Victor Collares 0 Comments



Eu tenho me surpreendido com a minha atitude para com o cinema nacional, quem me conhece sabe o quanto eu sou um fã das películas brazucas dos mais diversos estilos, but, esses últimos dias eu tenho tido uma relação mais próxima e cordial digamos assim. Fui pego de jeito pelos curta-metragens e agora confesso estar 100% viciado, nível virar noites em claro assistindo e ir trabalhar já contando as horas pra chegar em casa e ver mais um novo curta. Cidadania, raças, suspense, romance, drama, LGBT...e por aí vai, vou pesquisando em todos os temas possíveis e cada clique acho um novo que me prende e faz com que eu sinta mais e mais orgulho de nossos talentosos artistas.

Curtas de 5 minutos ou curtas de 45 minutos, curtas independentes ou de grandes produtoras, esse vasto mundo do cinema trás consigo críticas a sociedade e ao mundo de uma forma mais enfática, mas ao mesmo tempo leve e agradável. Me parece que em curtas temos uma maior liberdade na hora de falar sobre temas que na maioria das vezes são blindados nos longas metragens, sinto como se um curta fosse a forma mais forte e fácil de termos voz em uma sociedade tão opressora. 

Recentemente tenho visto curtas com tema LGBT, e não pense que é aquela coisa documentária e cheia de pesquisas, conheci trabalhos onde o tema é aplicado com 100% de normalidade nos filmes, como por exemplo, em uma série de curtas baseados nos livros de William Shakespeare. Outro que vi recentemente falava sobre a violência doméstica, um crime que já é uma doença crônica no nosso país e que precisa ser debatido. 


Particularmente não sou fã dos curtas de comédia, acho que é porque nosso país já tem fama (entre os próprios brasileiros) de "só fazer comédia". Deixo isso pros blockbusters, na hora de ver um curta, procuro conhecer projetos que em sua maioria possuem textos que jamais chegariam ao circuito normal. Acho que vale a pena mesmo entrar no YouTube e começar a caçar sobre essa parte tão linda do cinema. Vai lá, jogue um tema no campo de busca e verá que temos filme curtos cheio de emoção e louros. 

Curtas premiados no Festival de Cannes, Festival de Gramado, vencedores do Leão de Ouro e por ai vai. Nossos diretores e atores merecem nosso apoio e nossos sorrisos, procure sobre eles, vá ao cinema, valorize nossos talentos. Assim o nosso país poderá vencer sempre com uma sociedade que sabe dar valor aos seus filhos.

Abraços, 

Victor!

0 comentários :

Tecnologia do Blogger.