Motivos de largar as semanas de moda!

15:29 Victor Collares 0 Comments



Eu tinha prometido falar semana passada sobre o motivo de me afastar de desfiles de moda e afins. Bem logo na semana que postaria meu novo texto lembrei que no dia anterior teve inicio a temporada da São Paulo Fashion Week e acho que não teria coisa melhor que esperar passarem os desfiles para postar sobre o meu motivo. 

Pois bem, quem me conhece e acompanha o GD sabe que eu amo moda e sempre acompanhei os desfiles do RJ (extinto Fashion Rio) e a SPFW, fazia matérias e postava vídeos com os desfile, só que o tempo foi passando e fui vendo que nada daquilo estava tendo efeito e decidi que era hora de ter mais empatia para com os profissionais da área e me retirar e não fazer mais parte de um absurdo jogo de imprensa que desde lá trás já vinha literalmente cagando para o trabalho desses grandes e talentosos nomes do mercado da moda.

Lembro de estar em um desfile (não vou falar o nome da marca), e sair de lá falando para uma amiga que esse seria o meu ultimo desfile, que me recusava a ser um dos poucos que iam aos desfiles para valorizar as marcas. Vivemos em u.a era onde os 6 meses de trabalho de toda uma equipe de profissionais é tratada como lixo pela imprensa despreparada que hoje destrói a moda em todo o mundo, mas falemos do Brasil apenas. Cheguei a um ponto que eu saia da sala sem um pingo de saco para aquilo, via as e os modelos desfilando, as equipes nervosas e tudo sendo tratado feito nada por uma imprensa que hoje em dia vai aos desfiles apenas para fotografar blogueiras sem instrução e ex-bbb's falidos que mal sabem se vestir e usam legging pra reunião de trabalho dentro de um importante lugar.


Roupas belíssimas sendo esquecidas no desfile enquanto meninas vestidas iguais como se usassem uniformes era destaques nas lentes dos fotógrafos e olhos dos jornalistas, isso durante o desfile, modelos passando na sua frente mas a atenção pra cadeira do lado, "Qual sua visão para esse desfile da A...?". Juro para vocês que a resposta que escutei a blogueira dar foi "A..., é verdade esse desfile é da A...!" e em meio a cara de cu da jornalista voltei a prestar atenção na passarela por que aquele absurdo tinha sido o auge de um dia cansativo de trabalho.

Uma semana de moda tem como problema não só essas supostas "digital influencers" ou "figuras públicas" de Instagram. Nos corredores vemos um show de horrores onde o "Street Style" nos faz querer vomitar vendo pessoas totalemente mal vestidas, sem um pingo de estilo próprio, dando o ar da sua graça. Saudades da época onde cada pessoa que passava pelos corredores tinham uma característica diferente, uma visão unica da moda e sua atitude se completava com o meio e nao falo de padrão, mas sim de moda e atitude. Em um mesmo local vc via o Punk, o do Reagge, a rockeira, a indie, o colorido, o coxinha, a hippie e por ai vai. Hoje parece que o local dos desfiles é um evento patrocinado pela Farm ou addidas, basicamente todos com a mesma roupa, o mesmo piercing no nariz, cabelo colorido de crepom e aqueles tenis de academia péssimos que deveriam ficar so na academia.Sem falar nos braços cheios de sacolas de brindes das marcas, sabia que tem gente que vai pra esses eventos so pra ganhar brinde!

Sinto falta de quando víamos a fila A de um desfile ser composta de pessoas que estão ali por que querem valorizar o trabalho do artista, hoje só vemos Youtubers fazendo vlog sem nem saber quem está desfilando. Sinto falta da galera nos corredores vestido vida, vestindo atitude, queria essa era "Mareu" de volta.


Sabe, as vezes me pergunto qual é exatamente o rumo que a moda brasileira está tomando e o quanto ela está sendo prejudicada com isso. Queria saber se existe algum remédio para o que vem acontecendo com esse mundo tão incrível e mágico, lembro de uma vez ver o desfile do Lino Vilaventura e sair de lá maravilhado com aquele teatro em forma de desfile. Conheci Susana Barbosa, Maria Prata e Constanca Pasquolato numa edição do Fashion Rio e é claro que fui tietar por que não ia me controlar mesmo, nomes fortes e de referencia que jamais terão substitutos futuros de peso e importância. As vezes me pergunto se o jornalismo de moda um dia pode acabar, pelo menos da forma direta que conhecemos.

Se eu pudesse pedir algo para os grandes da moda seria para que eles nos salvassem antes que seja tarde, antes que caiamos em um limbo, em um poço muito fundo na qual a escada de subida seja menor que o topo desse buraco muito escuro.

Por isso amigos, antes de achar que a modernidade e os supostos "novos cargos" da área são de alguma forma benéficos, saibam que grande parte são vagas ocupadas por pessoas que denigrem o meio. Claro que existem pessoas maravilhosas e que fazem um trabalho maravilhoso, mas são uma pequena porcentagem dentre uma grande maioria que nos faz retroceder.

Sejam atuais e originais, obrigado pelo desabafo,

Victor Colares

0 comentários :

Tecnologia do Blogger.